Candidatas à Câmara Municipal falaram da importância de ir além do combate à violência contra mulher
Em busca de mais espaço na política, candidatas mulheres da coligação resgatando Cuiabá (PL, PRTB, Novo e DC) que concorrem ao cargo de vereadoras em Cuiabá, participaram de reunião realizada pela candidata a vice-prefeita, tenente-coronel Vânia Rosa (PL), para unir forças e debater políticas públicas para mulheres. O encontro aconteceu no último final semana, na sede do Partido Liberal, em Cuiabá.
Com pautas que passaram por educação, infraestrutura, combate à violência doméstica, LGBTQIA+ e a causa animal, o bate papo entre as candidatas enriqueceu o debate para criação de projetos na Câmara Municipal para as mulheres.
Para tenente coronel Vânia, é essencial a aproximação com as candidatas da coligação, pois elas fazem parte da campanha e são elas que apoiar a gestão da cidade.
“Sabemos da importância do combate à violência contra a mulher, que é o pior produto social que existe, que causa tanto sofrimento e é tão penoso para quem enfrenta. Mas também precisamos ter um olhar para criar cenários favoráveis para que essas mulheres tenham oportunidades de se capacitarem e que possam ser independentes”, explicou.
Fala que vem de encontro com uma das propostas da candidata a vereadora Alessandra Reis (PRTB), que há seis anos é mãe solo, e contou sobre as dificuldades para se criar um filho sozinha.
“A mãe que não tem uma rede de apoio tem muito mais dificuldade de conseguir crescer e ainda dar toda atenção e cuidado que seu filho precisa. Por isso acredito que é fundamental que as escolas tenham período integral, assim como as creches precisam de horário estendido, para dar mais tranquilidade para a mãe que trabalha fora conseguir realizar sua função, sabendo que a criança estará bem assistida”.
Candidata pelo partido Novo, Marcia Manicure contou que se colocou à disposição no pleito para defender pautas da comunidade LGBTQIA+.
“Eu faço parte dessa comunidade e sei bem como é difícil hoje em dia para nós. A violência e o preconceito é crescente, precisamos debater mais sobre esse assunto, abraçar a causa, e não julgar uma pessoa por conta do seu gênero, todos merecem respeito”, defendeu.
Quem também participou da reunião foi a professora Mazé (PL), que defende pautas da educação, e destacou a importância da candidata a vice-prefeita Vânia Rosa em unir as candidatas da coligação.
“É algo que não vemos todo dia, uma mulher em uma posição de destaque e que abra espaço para receber e unir mulheres em período de campanha. Eu já me candidatei quatro ou cinco vezes, e vou continuar disputando, não faço isso por mim, faço pela vontade de representar e dar voz às pessoas, e sinto isso na Vânia também, de querer construir uma cidade melhor”, pontuou.
REUNIÃO – Participaram do encontroa ainda as candidatas a vereadora pelo Novo Arielle Ferreira Cláudia Fátima, coronel Zozima, Marcia Manicure e Soraya Silva . Além das candidatas do PL Andrea Barros, Bia Calmon, Dra Mariana Carvalho, Erika Gama, Professora Mazé, Samantha Iris do Abilio, Alessandra Reis e Sandra Protetora.