Dia da Árvore: Cuiabá precisa voltar a ser verde

O Dia da Árvore, neste sábado (21), nos traz a seguinte reflexão: Cuiabá, a querida “Cidade Verde” dos nossos amores, conhecida pelas suas sombras generosas e pelos quintais arborizados, mudou muito ao longo dos anos.

Conforme o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a cada ano, aproximadamente 12 milhões de hectares de floresta são destruídos, contribuindo. Já a um estudo publicado na revista científica Nature Communications, apontou que em algumas cidades na Europa, por exemplo, áreas arborizadas são, em média, até 12ºC mais frias do que espaços urbanos sem árvores.

A árvore não é só um instrumento de decoração. Ela é um instrumento climático. Temos bolsas de ar quente em nossa cidade que só poderão serem reduzidas colocando mais árvores.

Queremos resgatar essa identidade, promovendo uma cidade mais verde, mais fresca e mais agradável para todos os seus habitantes.

Com a iniciativa “Mais Árvores para Voltar a ser Verde”, buscamos devolver à nossa cidade a beleza e o frescor que ela já teve, conforme descrito na música “Cidade Verde dos meus amores” de Moisés Martins, que celebra a nostalgia dos mangueirais, das pescarias na Prainha e dos jardins que eram o orgulho dos cuiabanos.

Sou arquiteto urbanista e o paisagismo é uma das especialidades tratadas. Eu sei como fazer.

Os corredores do BRT precisam ser arborizados, está no planejamento da obra e isso não está sendo executado.

Não existe essa conversa que árvores vão destruir calçadas e pavimentos. Para isso existe o paisagismo e dezenas de milhares de espécies, uma para cada ambiente.
Nas avenidas e ciclovias, por exemplo, vamos plantar árvores que não danifiquem o calçamento.

No morro da Luz, podemos colocar Ipês de variadas cores e mudar a paisagem do centro da nossa cidade.

De forma efetiva vamos revisar o plano diretor de arborização urbana para maior plantio e manutenção. Vamos ampliar a educação ambiental nas escolas, conscientizando nossas crianças sobre meio ambiente.

Vamos criar ruas floridas, plantando os ipês e outras árvores para melhorar a paisagem cuiabana; plantio ampliado em parques, praças e espaços públicos para aumentar as áreas verdes da capital.
Valorizar e bonificar quem planta. E para vamos oferecer descontos no IPTU para proprietários que mantêm quintais arborizados.

Podem pensar que esse tipo de ação terá resultado somente a longo prazo, pois as árvores demoram muito para crescer. Eu rebato no mesmo tom, pois para elas crescerem, alguém tem que plantar e vamos fazer!

Abilio Brunini é deputado federal e candidato a prefeito de Cuiabá pelo Partido Liberal.

Compartilhe essa postagem:

Notícias Recentes